Terapia Hormonal

Terapia hormonal: avaliação, orientação e acompanhamento.

A terapia hormonal, hormonoterapia ou endocrinoterapia baseia-se no princípio de administração de hormônios femininos com o objetivo de minimizar ou abolir a sintomatologia menopáusica. Nem todas as mulheres são sintomáticas.

Tratamento que adiciona, bloqueia ou remove hormônios. Para certas condições (como diabetes ou menopausa), os hormônios são administrados para ajustar os baixos níveis hormonais.

Por isso a importância da avaliação médica individual.

Terapia de reposição hormonal para a menopausa

Se você procura alívio para os sintomas da menopausa , conhecer os prós e os contras da terapia de reposição hormonal (TRH) pode ajudá-lo a decidir se é adequado para você.

O que é terapia de reposição hormonal

Durante a menopausa, seus níveis de estrogênio caem. Algumas mulheres apresentam sintomas desconfortáveis, como ondas de calor e secura vaginal . A TRH (também conhecida como terapia hormonal , terapia hormonal da menopausa e terapia de reposição de estrogênio ) é o tratamento mais eficaz para os sintomas da menopausa.

Quem não deve fazer terapia de reposição hormonal?

Se você tiver essas condições, convém evitar a TRH:
– Coágulos de sangue
– Câncer (como mama , uterino ou endometrial)
– Doença cardíaca ou hepática
– Ataque cardíaco
– Gravidez conhecida ou suspeita
– Acidente vascular encefálico

Quais são os efeitos colaterais da terapia de reposição hormonal

Efeitos colaterais entre em contato com seu médico se você estiver apresentando esses sintomas:
– Inchaço
– Mama inchaço ou sensibilidade
– Dores de cabeça
– Mudança de humor
– Náusea
– Sangramento vaginal

Como sei se a terapia de reposição hormonal é ideal para mim

Somente um médico pode ajudá-lo a avaliar os prós e os contras e sugerir opções com base na gravidade dos seus sintomas e no seu histórico médico.

Lembrete importante: Esta informação destina-se apenas a fornecer orientação, não um conselho médico definitivo. Por favor, consulte o médico Dr. Ricardo Silveira sobre sua condição específica. Somente um ginecologista certificado, treinado e experiente, pode determinar um diagnóstico preciso e tratamento adequado.