Doenças Sexualmente Transmissíveis: prevenção, diagnóstico e tratamento

As doenças sexualmente transmissíveis ou DST são doenças que são contraídas por meio de relações sexuais com uma pessoa infectada. Pode ser transmitida a um parceiro sexual através de qualquer atividade sexual que envolva vagina, pênis, ânus ou boca. Referem-se a toda uma série de doenças diferentes, cada uma com seus próprios sintomas e algumas mais graves que outras. Todos eles, no entanto, necessitam de tratamento para evitar mais complicações e sérios perigos para a vida do paciente. Eles são realmente comuns, e muitas pessoas que os têm não apresentam sintomas. Sem tratamento, as DSTs podem levar a sérios problemas de saúde. Mas a boa notícia é que ao fazer testes, a maioria das doenças sexualmente transmissíveis é fácil de tratar.

O que são DSTs?

DSTs são doenças sexualmente transmissíveis . Isso significa que elas são mais frequentemente disseminadas – mas não exclusivamente – pelas relações sexuais. HIV , clamídia , herpes genital , verrugas genitais , gonorréia , algumas formas de hepatite , sífilis e tricomoníase são doenças sexualmente transmissíveis. As DSTs costumavam ser chamadas de doenças venéreas ou DV. Eles estão entre as doenças contagiosas mais comuns.

Sintomas de DST em mulheres

Em muitos casos, as DSTs não causam sintomas visíveis. Quando o fazem, os sintomas comuns de DST em mulheres incluem:

– Dor ou desconforto durante o sexo ou a micção
– Feridas, inchaços ou erupções na ou ao redor da vagina, ânus, nádegas, coxas ou boca
– Secreção incomum ou sangramento da vagina
– Coceira na vagina ou ao redor dela
Os sintomas específicos podem variar de uma DST para outra.

Sintomas de DST em homens

É possível contrair uma DST sem desenvolver sintomas. Mas algumas doenças sexualmente transmissíveis causam sintomas óbvios. Nos homens, os sintomas comuns incluem:

– Dor ou desconforto durante o sexo ou a micção
– Feridas, inchaços ou erupções cutâneas sobre ou ao redor do pênis, testículos, ânus, nádegas, coxas ou boca
– Secreção incomum ou sangramento do pênis
– Testículos doloridos ou inchados
Sintomas específicos podem variar, dependendo da DST para outra.

O que causa doenças sexualmente transmissíveis

As doenças sexualmente transmissíveis incluem quase todos os tipos de infecção. As DSTs bacterianas incluem clamídia, gonorréia e sífilis. As DST virais incluem HIV, herpes genital , verrugas genitais (HPV) e hepatite B. A tricomoníase é causada por um parasita.
Os germes que causam doenças sexualmente transmissíveis se escondem no sêmen, no sangue , nas secreções vaginais e, às vezes, na saliva . A maioria dos organismos é disseminada pelo sexo vaginal, anal ou oral, mas alguns, como aqueles que causam herpes genital e verrugas genitais, podem se espalhar pelo contato com a pele . Você pode contrair a hepatite B compartilhando itens pessoais, como escovas de dentes ou aparelhos de barbear, com alguém que a tenha.

Diagnóstico de DST

Na maioria dos casos, os médicos não conseguem diagnosticar doenças sexualmente transmissíveis apenas com base nos sintomas. Se o seu médico ou outro profissional de saúde suspeitar que você tenha uma DST, provavelmente recomendará testes para verificar.
Dependendo do seu histórico sexual, seu médico pode recomendar testes de DST, mesmo que você não tenha sintomas. Isso ocorre porque as DSTs não causam sintomas visíveis em muitos casos. Mas mesmo as DST sem sintomas podem causar danos ou ser transmitidas a outras pessoas.
Os profissionais de saúde podem diagnosticar a maioria das doenças sexualmente transmissíveis usando um exame de urina ou sangue.
Você pode fazer o teste de doenças sexualmente transmissíveis no consultório do seu médico ou em uma clínica de saúde sexual.
Se você já teve algum tipo de sexo, é uma boa ideia perguntar ao seu médico sobre o teste de DST.

Tratamento de DST

O tratamento recomendado para doenças sexualmente transmissíveis varia, dependendo do que você tem. É muito importante que você e seu parceiro sexual sejam tratados com sucesso por doenças sexualmente transmissíveis antes de retomar a atividade sexual. Caso contrário, você pode passar uma infecção entre você.

Prevenção de DST

Evitar o contato sexual é a única maneira infalível de evitar doenças sexualmente transmissíveis. Mas se você pratica sexo vaginal, anal ou oral, existem maneiras de torná-lo mais seguro.
Quando usados adequadamente, os preservativos oferecem proteção eficaz contra muitas doenças sexualmente transmissíveis. Para uma proteção ideal, é importante usar preservativos durante o sexo vaginal, anal e oral. As barragens dentárias também podem fornecer proteção durante o sexo oral.
Os preservativos geralmente são eficazes na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis que se espalham por fluidos, como sêmen ou sangue. Mas eles não podem se proteger totalmente contra doenças sexualmente transmissíveis que se espalham de pele para pele. Se o seu preservativo não cobrir a área infectada da pele, você ainda pode contrair uma DST ou passá-lo ao seu parceiro. Os preservativos podem ajudar a proteger não apenas das doenças sexualmente transmissíveis, mas também da gravidez indesejada.

Por outro lado, muitos outros tipos de controle de natalidade diminuem o risco de gravidez indesejada, mas não as DST. Por exemplo, as seguintes formas de controle de natalidade não protegem contra doenças sexualmente transmissíveis:

– Pílulas anticoncepcionais
– Tiro de controle de natalidade
– Implantes de controle de natalidade
– Dispositivos intra-uterinos (DIU)

A triagem regular de DST é uma boa idéia para quem é sexualmente ativo. É particularmente importante para quem tem um novo parceiro ou vários parceiros. O diagnóstico e o tratamento precoces podem ajudar a interromper a propagação de infecções.

Lembrete importante: Esta informação destina-se apenas a fornecer orientação, não um conselho médico definitivo. Por favor, consulte o médico Dr. Ricardo Silveira sobre sua condição específica. Somente um ginecologista certificado, treinado e experiente, pode determinar um diagnóstico preciso e tratamento adequado.