Biópsia do colo do útero

Exame Biópsia do colo do útero

A biópsia de colo uterino, é um exame de diagnóstico utilizado para identificar, em laboratórios de anatomia patológica, possíveis alterações no tecido de revestimento do colo do útero que possam indicar anormalidades celulares passíveis de evoluir para o câncer, principalmente as causadas pelo HPV.

As biópsias cervicais podem ser feitas de várias maneiras. A biópsia pode remover uma amostra de tecido para teste. Também pode ser usado para remover completamente tecidos anormais. Também pode tratar células que podem se transformar em câncer.

 

Os tipos de biópsias cervicais incluem:

Biópsia por punção: Este procedimento usa uma lâmina circular, como um furador de papel, para remover uma amostra de tecido. Uma ou mais biópsias por punção podem ser feitas em diferentes áreas do colo do útero.
Biópsia de cone: Este procedimento usa um laser ou bisturi para remover um grande pedaço de tecido em forma de cone do colo do útero.
Curetagem endocervical (CEC): Este procedimento usa um instrumento estreito chamado cureta para raspar o revestimento do canal endocervical. Esta é uma área que não pode ser vista do lado de fora do colo do útero.

Quando sei que preciso de uma biópsia do colo do útero

Uma biópsia cervical pode ser feita quando forem encontradas anormalidades durante um exame pélvico. Isso também pode ser feito se células anormais forem encontradas durante um exame de Papanicolaou. Um teste positivo para o papilomavírus humano (HPV) também pode exigir biópsia cervical. O HPV é um tipo de infecção sexualmente transmissível. Certos tipos de HPV podem causar câncer cervical e outros tipos menos comuns de câncer genital. Uma biópsia cervical é frequentemente feita como parte de uma colposcopia. Isso também é chamado de biópsia cervical guiada por colposcopia. Uma colposcopia usa um instrumento com uma lente especial para observar os tecidos cervicais.
Uma biópsia cervical pode ser feita para encontrar células cancerígenas ou pré-câncer no colo do útero. As células que parecem anormais, mas ainda não são cancerígenas, são chamadas pré-cancerosas. Essas células anormais podem ser o primeiro sinal de câncer que pode se desenvolver anos depois. Você só terá certeza do seu diagnostico após a consulta com o médico especialista.

Como me preparo para uma biópsia do colo do útero

– Você geralmente não precisa parar de comer ou beber antes de uma simples biópsia cervical. Se você precisar de anestesia, pode ser necessário jejuar por um certo número de horas antes do procedimento.
– Informe ao médico se estiver grávida ou pensa que poderia estar.
– Informe ao médico se você é sensível ou alérgico a algum medicamento, látex, fita adesiva ou anestésico (local e geral).
– Informe ao médico sobre todos os medicamentos que você está tomando. Isso inclui prescrições, medicamentos de venda livre e suplementos de ervas.
– Informe ao seu médico se você teve um distúrbio hemorrágico. Informe também o seu médico se estiver a tomar medicamentos para afinar o sangue (anticoagulantes), aspirina ou outros medicamentos que afetam a coagulação do sangue. Pode ser necessário parar de tomar esses medicamentos antes do teste.
– Não use tampões, cremes ou remédios vaginais, nem faça ducha por 24 horas antes do procedimento.
– Não tenha realação sexual por 24 horas antes do procedimento.
– Você pode levar um absorvente para usar após o procedimento.

Siga quaisquer outras instruções fornecidas pelo médico para se preparar.

Lembrete importante: Esta informação destina-se apenas a fornecer orientação, não um conselho médico definitivo. Por favor, consulte o médico Dr. Ricardo Silveira sobre sua condição específica. Somente um ginecologista certificado, treinado e experiente, pode determinar um diagnóstico preciso e tratamento adequado.