Disfunções sexuais
Disfunção sexual masculina e feminina
A disfunção sexual é um problema do ciclo de resposta sexual que interfere na atividade sexual normal e satisfatória. Existem várias fases do ciclo de resposta sexual, incluindo excitação (que inclui desejo e excitação sexual), platô, orgasmo e resolução.
Homens e mulheres podem experimentar disfunção sexual. É um problema relativamente comum, com mais de 40% das mulheres e 30% dos homens relatando algum nível de disfunção. Pode ocorrer em qualquer idade, mas na maioria das vezes ocorre disfunção sexual em pessoas entre 40 e 65 anos.
Muitas pessoas têm vergonha de falar sobre disfunção sexual, então hesitam em consultar um médico sobre tratamento .
Se você ou seu parceiro tiver disfunção sexual, existem tratamentos disponíveis.
Disfunção erétil: O que você precisa saber
Quanto mais você e seu parceiro souberem sobre a disfunção erétil, melhor serão capazes de gerenciar juntos esse problema sexual. Aqui estão alguns fatos importantes que você pode compartilhar para iniciar uma discussão e aliviar o constrangimento:
A disfunção erétil é comum: O fracasso em conseguir a ereção cerca de 20% do tempo não é anormal. A verdadeira disfunção erétil afeta cerca de 1 em cada 10 homens e até metade de todos os homens com mais de 50 anos em algum momento de suas vidas.
A disfunção erétil não é uma parte normal do envelhecimento: A disfunção erétil aumenta com a idade, embora homens mais velhos possam experimentar uma diminuição na qualidade de suas ereções e um aumento no tempo entre as ereções. Eles podem precisar de mais estímulo, mas ainda podem ter uma vida sexual agradável.
A disfunção erétil é tratável: Na maioria dos casos, a ajuda para disfunção erétil está prontamente disponível e é bem-sucedida. As opções de tratamento incluem medicamentos orais e injetáveis, terapia sexual, dispositivos de ajuda sexual e cirurgia.
As mulheres também têm problemas sexuais: Até 70% dos casais têm problemas de saúde sexual de tempos em tempos. As mulheres podem experimentar perda de desejo e problemas de excitação e até sentir dor durante o sexo. Essas questões sexuais também precisam ser abordadas.
As mulheres também têm problemas sexuais
Até 70% dos casais têm problemas de saúde sexual de tempos em tempos. As mulheres podem experimentar perda de desejo e problemas de excitação e até sentir dor durante o sexo. Essas questões sexuais também precisam ser abordadas.
Como é tratada a disfunção sexual
A maioria dos tipos de disfunção sexual pode ser corrigida tratando os problemas físicos ou psicológicos subjacentes. Outras estratégias de tratamento incluem:
Medicação: Homens e mulheres com deficiências hormonais podem se beneficiar de injeções, pílulas ou cremes hormonais.
Auxílios mecânicos: Auxílios como dispositivos de vácuo e implantes penianos podem ajudar os homens com disfunção erétil (a incapacidade de atingir ou manter uma ereção). Um dispositivo de vácuo (Eros) também é aprovado para uso em mulheres, mas pode ter um custo elevado. Os dilatadores podem ajudar as mulheres que sofrem estreitamento da vagina.
Terapia sexual: Os terapeutas sexuais podem ser muito úteis para casais que enfrentam um problema sexual que não pode ser tratado pelo seu médico principal. Os terapeutas também costumam ser bons conselheiros matrimoniais. Para o casal que quer começar a desfrutar de seu relacionamento sexual, vale a pena o tempo e o esforço para trabalhar com um profissional treinado.
Tratamentos comportamentais: Envolvem várias técnicas, incluindo informações sobre comportamentos prejudiciais no relacionamento, ou técnicas como auto estimulação para o tratamento de problemas com excitação e / ou orgasmo.
Psicoterapia: A terapia com um conselheiro treinado pode ajudar uma pessoa a lidar com traumas sexuais do passado, sentimentos de ansiedade, medo ou culpa e má imagem corporal, os quais podem ter um impacto na função sexual atual.
Educação e comunicação: A educação sobre comportamentos e respostas sexuais e sexuais pode ajudar um indivíduo a superar suas ansiedades em relação à função sexual. O diálogo aberto com seu parceiro sobre suas necessidades e preocupações também ajuda a superar muitas barreiras para uma vida sexual saudável.
A disfunção sexual pode ser curada
O sucesso do tratamento para disfunção sexual depende da causa subjacente do problema. A perspectiva é boa para a disfunção relacionada a uma condição que pode ser tratada ou revertida. Disfunções leves relacionadas ao estresse, medo ou ansiedade geralmente podem ser tratadas com sucesso com aconselhamento, educação e melhor comunicação entre os parceiros. Procure um profissional e solicite orientação de qual tratamento será o mais adequado para você e seu parceiro.
A disfunção erétil é uma questão sexual que afeta os dois parceiros em um relacionamento, e a melhor maneira de gerenciar e lidar com isso é trabalhar juntos para encontrar soluções. A comunicação aberta e honesta é a base para um bom relacionamento sexual. Procure orientação médica entre em contato com a nossa equipe.
Lembrete importante: Esta informação destina-se apenas a fornecer orientação, não um conselho médico definitivo. Por favor, consulte o médico Dr. Ricardo Silveira sobre sua condição específica. Somente um ginecologista certificado, treinado e experiente, pode determinar um diagnóstico preciso e tratamento adequado.