Exame de captura híbrida para o HPV (Papiloma vírus Humano)

O papilomavírus humano é a infecção sexualmente transmissível mais comum. A maioria dos homens e mulheres sexualmente ativos são expostos ao vírus em algum momento da vida. A captura híbrida para o HPV é um exame de coleta direta no colo uterino, que detecta e identifica o vírus da infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV). Transmitido por via sexual, ele é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de verrugas genitais e câncer de colo do útero. A maioria das infecções por HPV não leva ao câncer. Mas alguns tipos de HPV genital podem causar câncer na parte inferior do útero que se conecta à vagina (colo do útero). Outros tipos de câncer, incluindo câncer de ânus, pênis, vagina, vulva e parte posterior da garganta (orofaringe), têm sido associados à infecção pelo HPV.

Sintomas do HPV

Na maioria dos casos, o sistema imunológico do seu corpo derrota uma infecção por HPV antes de criar verrugas. Quando as verrugas aparecem, elas variam em aparência, dependendo do tipo de HPV envolvido:
Verrugas genitais: Elas aparecem como lesões planas, pequenas protuberâncias semelhantes a couve-flor ou pequenas saliências semelhantes a caules. Nas mulheres, as verrugas genitais aparecem principalmente na vulva, mas também podem ocorrer perto do ânus, no colo do útero ou na vagina. Nos homens, as verrugas genitais aparecem no pênis e no escroto ou ao redor do ânus. As verrugas genitais raramente causam desconforto ou dor, embora possam coçar ou sentir-se doloridas.
Verrugas comuns: Verrugas comuns aparecem como solavancos ásperos e elevados e geralmente ocorrem nas mãos e dedos. Na maioria dos casos, as verrugas comuns são simplesmente feias, mas também podem ser dolorosas ou suscetíveis a lesões ou sangramentos.
Verrugas plantares: As verrugas plantares são crescimentos duros e granulados que geralmente aparecem nos calcanhares ou nas pontas dos pés. Essas verrugas podem causar desconforto.
Verrugas planas: Verrugas planas são lesões de topo plano e levemente elevadas. Eles podem aparecer em qualquer lugar, mas as crianças geralmente os colocam no rosto e os homens tendem a colocá-los na área da barba. As mulheres tendem a colocá-las nas pernas.

Causas

A infecção pelo HPV ocorre quando o vírus entra no seu corpo, geralmente através de um corte, abrasão ou pequeno rasgo na pele. O vírus é transferido principalmente pelo contato pele a pele.
As infecções genitais por HPV são contraídas por meio de relações sexuais, sexo anal e outros contatos pele a pele na região genital. Algumas infecções por HPV que resultam em lesões orais ou respiratórias superiores são contraídas através do sexo oral.
Se você estiver grávida e tiver uma infecção por HPV com verrugas genitais, é possível que seu bebê sofra a infecção. Raramente, a infecção pode causar um crescimento não canceroso na caixa vocal do bebê (laringe).
Verrugas são contagiosas. Eles podem se espalhar através do contato direto com uma verruga. Verrugas também podem se espalhar quando alguém toca em algo que já tocou uma verruga.

Fatores de risco

Infecções por HPV são comuns. Os fatores de risco para a infecção pelo HPV incluem:
Número de parceiros sexuais: Quanto mais parceiros sexuais você tiver, maior a probabilidade de contrair uma infecção genital pelo HPV. Fazer sexo com um parceiro que teve vários parceiros sexuais também aumenta seu risco.
Era: Verrugas comuns ocorrem principalmente em crianças. Verrugas genitais ocorrem mais frequentemente em adolescentes e adultos jovens.
Sistema imunológico enfraquecido: Pessoas que têm sistemas imunológicos enfraquecidos correm maior risco de infecções por HPV. Os sistemas imunológicos podem ser enfraquecidos pelo HIV / AIDS ou por drogas supressoras do sistema imunológico usadas após transplantes de órgãos.
Pele danificada: Áreas da pele que foram perfuradas ou abertas são mais propensas a desenvolver verrugas comuns.
Contato pessoal: Tocar nas verrugas de alguém ou não usar proteção antes de entrar em contato com superfícies expostas ao HPV – como chuveiros públicos ou piscinas – pode aumentar o risco de infecção pelo HPV.

Prevenção

Verrugas comuns: É difícil prevenir infecções por HPV que causam verrugas comuns. Se você tem uma verruga comum, pode impedir a propagação da infecção e a formação de novas verrugas, não mexendo nas verrugas nem roendo as unhas.

Verrugas plantares: Para reduzir o risco de contrair infecções por HPV que causam verrugas plantares, use sapatos ou sandálias em piscinas públicas e vestiários.

Verrugas genitais: Você pode reduzir o risco de desenvolver verrugas genitais e outras lesões genitais relacionadas ao HPV:

– Estar em um relacionamento sexual mutuamente monogâmico
– Reduzindo seu número de parceiros sexuais
– Usar preservativo de látex, o que pode reduzir o risco de transmissão do HPV

Vacinas contra o HPV

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda a vacinação de rotina contra o HPV para meninas e meninos com idades entre 11 e 12 anos, embora possa ser administrada desde os 9 anos de idade. É ideal que meninas e meninos recebam a vacina antes de terem contato sexual e expostos ao HPV. A pesquisa mostrou que o recebimento da vacina em tenra idade não está vinculado a um início anterior da atividade sexual.

Uma vez que alguém está infectado com o HPV, a vacina pode não ser tão eficaz ou pode não funcionar. Além disso, a resposta à vacina é melhor em idades mais jovens do que as mais velhas. Mas, se administrada antes que alguém seja infectado, a vacina pode prevenir a maioria dos casos de câncer cervical.

O CDC agora recomenda que todas as crianças de 11 e 12 anos recebam duas doses da vacina contra o HPV com pelo menos seis meses de intervalo, em vez do esquema de três doses recomendado anteriormente. Adolescentes menores de 9 e 10 anos e adolescentes de 13 e 14 anos também podem receber a vacinação no esquema atualizado de duas doses. A pesquisa mostrou que o esquema de duas doses é eficaz para crianças menores de 15 anos.

Adolescentes e adultos jovens que iniciam a série de vacinas posteriormente, com idades entre 15 e 26 anos, devem continuar recebendo três doses da vacina.

O CDC agora recomenda vacinas de recuperação contra o HPV para todas as pessoas com 26 anos de idade que não estão adequadamente vacinadas.