Exame Colposcopia

Colposcopia

Uma colposcopia geralmente é realizada pelo seu médico em resposta a um exame de Papanicolaou anormal. O objetivo da colposcopia é permitir que seu médico examine sua vagina, vulva e colo do útero. As razões para um exame de Papanicolau anormal podem variar bastante, mas são causadas mais comumente por infecções virais, como o papilomavírus humano (HPV). Outros tipos de infecções podem incluir:
– Levedura (fungos)
– Bactérias
– Protozoários (Trichomonas)
Resultados anormais do teste de Papanicolaou também podem resultar de alterações naturais das células cervicais, chamadas vaginites atróficas relacionadas à menopausa. Se um exame de Papanicolaou indicar a presença de vírus, infecções ou células cervicais, é necessário que o seu médico seja capaz de determinar a origem do problema. Se não forem tratadas, essas alterações das células cervicais continuam a crescer e podem levar a complicações sérias como o câncer.

Como uma colposcopia funciona

Como a maioria dos exames pélvicos, a maior parte da sua visita será gasta nos estribos. Começa com outro teste de Papanicolaou e um teste de HPV, se você ainda não o fez. Você será limpo com uma solução de vinagre para tornar visíveis alguns tipos de células anormais. Um dispositivo de ampliação iluminado que se assemelha a binóculos, chamado colposcópio, permite que o OBGYN veja problemas que podem muito bem ser ignorados a olho nu.

O seu médico pode decidir tirar fotos ou até vídeos do seu colo do útero e da vagina através de uma pequena câmera acoplada ao final do colposcópio. Se alguma área suspeita ou questionável estiver visível, seu OBGYN poderá coletar uma amostra de tecido (também conhecida como biópsia) de dentro do colo do útero, sem ter que executar outro procedimento. As amostras colhidas no colo do útero são enviadas a um patologista para exame laboratorial.

Três tipos de biópsias comumente usadas durante a colposcopia incluem:

– Curetagem endocervical (CEC)
– Biópsia por punção
– Biópsia de cone

Preparando para uma colposcopia

Tente agendar sua consulta para uma semana em que você não está menstruada. Certifique-se de informar o seu médico se você:

– Está grávida
– Tem alergias a medicamentos
– Estão tomando medicamentos
– Foram previamente tratados para infecções cervicais, vaginais ou pélvicas
– Tiver problemas de sangramento ou tomar anticoagulantes

Risco e Recuperação

O risco de complicações após uma colposcopia é extremamente mínimo, pois a colposcopia é simplesmente um exame. No entanto, se uma biópsia for necessária, existe um pequeno risco de sangramento e infecção que pode exigir tratamento adicional. Cãibras, sangramento leve e corrimento são possíveis por alguns dias após a biópsia.

Há também uma pequena chance de você sentir febre, calafrios ou dor pélvica. As atividades restritas variam de acordo com a técnica usada para coletar sua biópsia. O uso de tampões e duchas, o levantamento de objetos pesados ​​e o sexo após a colposcopia são desencorajados por várias semanas após a biópsia para permitir a cura adequada.

Colposcopia durante a gravidez

Uma colposcopia é realizada em mulheres grávidas para determinar se há câncer invasivo. Como o procedimento é mais difícil em uma mulher grávida devido a vários fatores, como aumento da produção de muco e proeminência da glândula, ele só deve ser realizado por um OBGYN experiente. Converse com seu médico antes do procedimento, para se sentir confortável com o procedimento.

Se o exame inicial for questionável, faça outro a cada seis a 12 semanas ou após 20 semanas. Como o colo uterino tem tendência a sangrar excessivamente, as biópsias geralmente são evitadas por medo de causar danos ao seu bebê. Geralmente, as biópsias são realizadas apenas em mulheres grávidas se todas as evidências apontarem para um risco extremo de câncer ou displasia. E você não pode saber disso sem a biópsia. Feito corretamente, uma colposcopia não irá prejudicá-lo se você estiver grávida e não prejudicará seu bebê.

Colposcopia HPV (detecção do papilomavírus humano)

O foco principal de um exame de colposcopia é prevenir o câncer do colo do útero, detectando seus sinais de alerta com antecedência suficiente para tratar os problemas que podem causar. O vírus HPV é uma doença sexualmente transmissível com estatísticas positivamente surpreendentes. Composto por um grupo de mais de 100 vírus diferentes, 30 dos quais causam tipos variados de câncer, o HPV é tão difundido quanto perigoso.

A única maneira de evitar o vírus é abster-se de contato sexual direto, oral, vaginal ou anal. Sabe-se também que o HPV causa verrugas genitais que aparecem em lotes que se assemelham a couve-flor por dentro e por fora da vagina. Pode levar semanas, meses ou anos para que os sintomas apareçam. Em alguns casos, os sintomas visíveis nunca se manifestam. Não existe teste para detectar HPV em homens. E ainda não há cura para o HPV.

Colposcopia para endometriose

Na endometriose , o revestimento do seu útero cresce em lugares diferentes – como nos ovários, nas trompas de falópio, atrás do útero, nas entranhas ou na bexiga. Em alguns casos raros, verificou-se que o tecido ocorre em outras partes do corpo.

Sabe-se que ocorre em um número estimado de seis a 10% das mulheres. Essas áreas de crescimento podem sangrar e resultar em inchaço e cicatrizes. No entanto, esses crescimentos não são cancerígenos e podem ser diagnosticados através de uma combinação de sintomas e exames médicos.

Em muitos casos, o seu médico pode saber imediatamente se áreas ou crescimentos anormais são visíveis no colo do útero. Se uma biópsia é realizada, leva apenas alguns dias para obter os resultados. O seu médico pode recomendar testes adicionais, dependendo dos seus resultados. Você pode ter que esperar até que seu colo uterino se recupere da biópsia inicial antes que esses testes possam ser realizados.