Exame Citopatológico

A Citopatologia é a área de atuação da Patologia que estuda as doenças a partir de observação ao microscópio. A realização do exame citopatológico do colo uterino periodicamente previne o surgimento do câncer de colo uterino, pois lesões pré-malignas são perfeitamente identificadas e tratadas ao seu tempo.

O exame citopatológico, inclusive o chamado “preventivo ginecológico”, envolve uma avaliação morfológica celular determinante para a detecção por exemplo de uma pré-malignidade ou malignidade, o que quando associado a um quadro clínico específico, permite ao médico direcionar o paciente para um tratamento clínico ou cirúrgico.

Como é feito o exame Papanicolau

O exame de papanicolau é feito no consultório médico de forma rápida e simples, não sendo necessário usar anestesia ou qualquer outro tipo de medicamento. Esse procedimento não dói, apenas pode causar um pequeno desconforto no momento em que o médico raspa o colo do útero.
O exame de papanicolau, que serve para diagnosticar inflamação vaginal, doenças sexualmente transmissíveis como o HPV e para identificar a presença de câncer de colo do útero, devendo ser realizado 1 vez por ano por mulheres que já iniciaram a sua vida sexual.

Como se preparar para o Papanicolau

O preparo para o papanicolau é simples e inclui evitar relações íntimas mesmo com o uso de camisinha, evitar usar duchas para higiene íntima e evitar o uso de medicamentos ou anticoncepcionais vaginais nos 2 dias anteriores ao exame.
Além disso, a mulher também não pode estar menstruada, pois a presença de sangue pode alterar os resultados do exame.